sexta-feira, junho 27, 2008

Jacinto e Apolo

Jacinto era um jovem mortal muito amado pelas divindades, principalmente por Apolo que o seguia aonde quer que ele fosse. Certa vez em que ambos se divertiam com um jogo, Apolo lançou o disco com tal habilidade para o céu que Jacinto, olhando admirado, correu para pegá-lo, ansioso por fazer sua jogada. Porém, o disco no solo e voltando, bateu na testa de Jacinto, que caiu morto. Apolo correu em desespero até Jacinto e com toda sua habilidade médica tentou reavivar o corpo de Jacinto, mas a sua cura estava além de qualquer habilidade.
Apolo se sentiu tão culpado por sua morte que promete que Jacinto viveria para sempre com ele na memória do seu canto. Sua lira celebraria-o, seu canto entoaria a canção de seu destino e ele se transformaria numa flor. Assim, o sangue de Jacinto que manchara a erva, se transforma numa flor de um colorido mais belo que a púrpura tíria. Uma flor muito semelhante ao lírio, porém, roxa. Nela foi gravada a saudade e o pesar de Apolo com o lamento "Ai! Ai!" que ele escreveu na flor, como até hoje se vê. A flor carrega seu nome e renasce toda primavera relembrando seu destino.
Diz-se que Zéfiro (o vento oeste), que também amava o jovem, enciumado pela preferência por Apolo, mudou a direção do disco para que este atingisse Jacinto.
A flor mencionada não parece ser o Jacinto moderno conhecido, talvez trate-se de alguma espécie de íris, da esporinha ou do amor-perfeito.
Jacinto também foi um grande amante de Zéfiro.
( Site Wikipedia)

PS: Sei lá, me deu vontade de postar isso.

3 comentários:

Bergamo disse...

Já voltei a postar...estava ocupado com provas, alunos, reclamações, provas, reclamações, provas, alunos, reclamações, alunos, provas, reclamações...
Entendeu?
Abraços,
Marcelo

disse...

Amei seu recado!
E vc pode voltar quantas vezes quiseeer!
rsrs
Amei o seu cantinho...e voltarei sempre!
Bjbj

Anônimo disse...

Eu gosto mto de mitologia...
achei bem diferente essa postagem das suas, mas quem disse q só temos uma faceta ou duas facetas?
bjus meu copo de leite!
Pit bull