Muito longe de parecer um fardo, os mais de 25 anos de carreira da cantora Madonna, com mais altos do que baixos, impressionam tanto quanto o fôlego das majestosas performances representadas por ela no palco, com o dobro deste peso de carreira na sua idade. Não que isso seja ruim, mas é, no mínimo, espantoso.O corpo humano, assim como tudo que é apresentado, demonstra desgaste, desinteresse, padece... uma hora ou outra. Essa parece ser a regra da vida... até então. Mas para uma pessoa que pode simplesmente ser chamada de "M", o tempo desconhece regras, se curva, enaltece ainda mais qualidades e energia.Não por acaso, essa letra "M" significa Madonna - a com duas letras "enes", que fique registrado. A mesma pessoa que, sem pedir licença, jogou para o segundo lugar nos principais dicionários do mundo a Madona - essa sim com um n -, a conhecida mãe de cristo. Esteve (e está), inúmeras vezes, no famoso Livro dos Recordes.Essa mesma Madonna, que em 1985 apresentou-se, nervosa até por os pés no palco, para uma multidão que fazia reverências para bandas e grupos de rock no Live Aid. Essa Madonna que na década de 90, chocou a mídia, colocando o sexo na boca de todo mundo e causando discussões para os problemas trazidos por uma vida sexual sem regras e sem comprometimento. Essa mesma Madonna que em pleno século 21, trouxe a tona o tema religião, tão quente e caloroso, colocando a sua vida particular e profissional em perigo, buscando briga com o presidente do seu país - o mais patriota possível -, em que sua população segue com os olhos vendados, a quem estiver no poder. Ou, seguia, até Madonna tirar algumas vendas.Não por acaso, essa mesma artista hoje serve de inspiração para a moda do inverno deste ano. Talvez esse seja outro peso enorme para essa artista carregar: o de quantas vezes ela virou referência para algo. São tantos momentos, que vamos nos ater a alguns mais atuais. Ah, não sem antes frisar aqui que essa mesma artista, usa referências antigas (e muitas vezes atuais), que parece que foi ela quem as criou. E faz com tanta maestria, que merece esse crédito sim, pois sempre faz melhor do que o original. Afinal, ela mesma deu-se ao luxo de reinventar-se (em um tempo não tão distante assim).Fato é que, mais uma vez, o estilo Madonna de ser está na moda. E, literalmente. Vamos conferir esse levantamento feito pelo site Abril.com que demonstra que a roupa, tão criticada, que a Madonna usou na década de 80, virou moda nos dias atuais!
Acima, vemos a antológica performance no Live Aid, na década de 80, com a Madonna usando o blazer em proporções grandes. Nas fotos ao lado, vemos criações de Stella McCartney (na foto da esquerda do seu vídeo), com o blazer "oversized" e também na coleção da grife brasileira Maria Bonita.
E, pra quem não achava ser possível, até mesmo a versão 'like a virgin' da Madonna virou moda. Aliás, mais uma vez, lembrando que a cantora novata Kate Perry brincou recentemente com essa imagem da eterna Madonna.
Na imagem do centro, temos a Madonna, brincando com a imagem da noiva sexy, vestido com rendas, decotes provocativos e lingeries. Na foto da esquerda, o conjuntinho de núpcias é da grife de lingeries Agente Procovateur. Já na outra foto temos Kate Perry que, além de imitar a vestimenta de Madonna, também cantou Like A Virgin!
Provando que o estilo da Madonna nunca sai de moda, roupas pretas e blusas decotadas, com ares de lingerie, também eram essenciais para o guardarroupa de Madonna nos anos 80 e ainda no começo dos anos 90 e que retornam agora:
O preto também é a principal tendência para o inverno de 2009! Os vestidos sexy, com decotes caprichados, são os preferidos, como o modelo de Lino Villaventura na imagem acima, a esquerda. Não por acaso, Madonna usava essa tendência desde a década de 80 e início da de 90.
No entanto, provando que a moda deste inverno está com forte embasamento nas criações da artista Madonna, o preto também dá espaço para roupas ultra coloridas, em que a onda 'Street Pop' expressa com mais vivacidade essas peças e ajudam a alegrar a moda austera do inverno de 2009 como Madonna o fazia tão bem: misturar roupas de tons mais alegres com outras mais discretas, que se torna a aposta da vez.
Peças pouco usuais, como blazer colorido e peças chamativas, faziam o look de Madonna em 'Dress You Up'. Na foto da esquerda, peças metalizadas não faltam para compor o visual street pop como mostra a grife Filhas de Gaia. Já na foto da direita, a grife Auslander mistura um blazer clássico com uma saia de estampa colorida e uma sandália abotinada xadrez.Mas Madonna também sabia ser discreta e apostava em um visual mais glamuroso, fazendo todos se perguntarem "Who's That Girl?" (quem é essa garota?). O vestido longo com apliques prateados e silhueta seca está na moda novamente nos tapetes vermelhos: as atrizes Anne Hathaway e Jennifer Aniston usaram modelos do gênero na entrega do Oscar 2009, por exemplo.
Conforme a foto acima, se depender da moda de inverno da grife Willow, da Austrália, a lingerie será a peça mais importante do look! Dá-lhe Material Girl!